Junta de Freguesia de Alcofra Junta de Freguesia de Alcofra

Torre Medieval de Alcofra

Torre Medieval Séc. XIV

Aquando a sua construção seria uma torre de vigia, provavelmente pertença de um domínio senhorial, existindo pelo concelho outras duas torres senhoriais com características semelhantes.

A torre, situada na povoação de Cabo da Vila e considerada a mais bem conservada do concelho, terá sido edificada no século XIV ou início do século XV, embora se acredite que as suas fundações pertençam a um castro muito mais antigo. Com cerca de 11 metros de altura e paredes de granito com um metro de espessura, esta "domus fortis" de estilo militar e civil serviu simultaneamente de habitação aos sucessivos proprietários e de torre de vigia. No seu interior existiam três pisos: o térreo para armazém e vigilância, o intermédio para as divisões sociais, e o superior reservado aos aposentos do proprietário.

Embora não se saiba ao certo quem construiu a torre, as letras A.M.B.D.M. gravadas nas suas quatro fachadas alimentaram especulações sobre a sua origem. A povoação de Alcofra, que já existia antes da fundação de Portugal e se tornou couto em 1134 por doação régia a Cid Aires, era um local de grande importância regional, atravessado pela estrada romana que ligava Aveiro ao Vale de Besteiros. A memória da passagem dos mouros permanece viva nas lendas locais, reforçando a identidade rebelde e combativa deste povo que se orgulha da sua herança de resistência.


  • Categoria:Património
  • Morada:Cabo de Vila
Torre Medieval  de Alcofra

© 2026 Junta de Freguesia de Alcofra. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia